Manobras Cirúrgicas Fundamentais em Odontologia

Em odontologia, os procedimentos cirúrgicos são divididos em diérese, hemostasia, exérese e síntese. Conhecer cada uma destas etapas é essencial para o sucesso do procedimento, assim como para a aprovação em concurso de odontologia

CIRURGIA

André

1/14/20242 min read

Cirurgia - Questão 01.

Dentista Plantonista - Paulínia (SP) - 2021 - FGV.

As opções a seguir apresentam somente exemplos de manobras locais utilizadas para fins de hemostasia, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Compressão, ligadura e tamponamento

B) Sutura, eletrocoagulação e pinçamento

C) Comprimidos de ácido tranexâmico, sutura e compressão

D) Ligadura, tamponamento e sutura

E) Compressão, tamponamento e sutura

Resposta.

Uma cirurgia em odontologia é dividida em quatro manobras fundamentais, que são a diérese, hemostasia, exérese e síntese.

A diérese é a primeira etapa e nela, ocorre o rompimento de continuidade ou separação de tecidos para que o dentista tenha acesso a um determinado órgão ou região. O sindesmótomo e a lâmina de bisturi são grandes exemplos de instrumentais utilizados na diérese.

Por sua vez, a exérese é a etapa onde ocorre a remoção de um órgão ou tecido para fins terapêuticos. Em uma exodontia, por exemplo, a exérese é o momento onde o dente retira o dente do interior do alvéolo. Como exemplos de instrumentais utilizados para exérese, podemos citar as tesouras, fórceps e até as limas para osso.

Muitas questões de concurso gostam de dizer que a exérese é o momento onde o objetivo da cirurgia é atingido.

Já a síntese, é o momento onde o dentista realiza a sutura e facilita o processo de cicatrização, ao aproximar as bordas da ferida cirúrgica e permitir a reconstrução por planos dos tecidos. Porta agulha e fio de sutura são materiais usados na síntese.

Apesar das três etapas acima serem cobradas com certa frequência nos concursos públicos de odontologia, a questão deste artigo fala sobre a hemostasia, que envolve o uso de processos para prevenir, deter ou impedir sangramentos.

Vale lembrar que a hemostasia pode ser feita de diferentes formas e é classificada em local ou sistêmica.

Como exemplos de hemostasia local, temos:

  • Compressão com gaze

  • Pinçamento de vasos

  • Ligação de vasos

  • Eletrocoagulação

  • Tamponamento (uso de gelatinas intra-alveolares, por exemplo)

  • Uso de hemostáticos locais

A hemostasia sistêmica é obtida principalmente a partir da ingestão de medicamentos, como o ácido tranexâmico, por exemplo, o que faz com que a Letra C seja a alternativa a ser assinalada, visto que a questão pede qual das alternativas não cita manobras locais de hemostasia

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Muito obrigado por acompanhar!

Não se esqueça de utilizar os botões abaixo para acessar mais questões!